Jango de Saberes Curriculares: Um olhar sobre o Ensino e a aprendizagem do Alfabeto em Angola

Publicado em: 26/01/2020

Jango de Saberes Curriculares: Um olhar sobre o Ensino e a aprendizagem do Alfabeto em Angola
No âmbito do Programa de Adequação Curricular (PAC) 2018-2026, o Ministério da Educação (MED), através do INIDE e INFQE, promove um evento intitulado “Jango de Saberes Curriculares: Um olhar sobre o Ensino e a aprendizagem do Alfabeto em Angola”, no dia 07 de Fevereiro de 2020 no Instituto Médio de Economia de Luanda pelas 8h, numa tentativa de busca de soluções de natureza didáctico-pedagógico para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, no domínio da leitura e escrita, mediante o ensino das letras, desde a Educação Pré-escolar. Esta iniciativa, emerge do facto de existirem variadíssimas possibilidades no campo das metodologias de ensino do alfabeto ou letramento, sendo que a utilizada actualmente em Angola, considerando os resultados tanto de Avaliação Global da 2ª Reforma Educativa, quanto de outros estudos já realizados no que tange a leitura e a escrita, parece explicar, em parte, muitas debilidades associadas à forma como se aprendem as letras e a sua escrita desde o Ensino Primário. O referido jango, terá como objectivo:Contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, mediante a implementação de estratégias didáctico-pedagógicas do ensino e da aprendizagem do alfabeto, que querem contextualizadas e recontextualizadas ao quotidiano angolano.Promover um diálogo entre especialistas na matéria do ensino das línguas e de outras especialidades, envolvendo diferentes estratos sociais para a identificação partilhada das estratégias metodológicas do ensino e da aprendizagem do alfabeto em Angola;Criar condições didáctico-pedagógicas para o desenho de materiais curriculares do ensino das línguas no quadro do PAC 2018-2026, começando pelas estratégias metodológicas do ensino e da aprendizagem do alfabeto em AngolaSistematizar um conjunto de subsídios de natureza metodológica, para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita, subsidiada por uso de ferramentas didáctico-pedagógicas como o caderno de caligrafia em Angola.

Galeria de Imagens

Ministra da Educação em visita guiada. Formandos do projecto Pat Angola. Dr. Isaac Paxe fazendo parte do Pat Angola Município do Quimbele respondeu que o material do Pat Angola está em uso... O Ministério da Educação justifica a necessidade de formação contínua dos professores primários... Alunos da província do Huambo
×
×
×
×
×

Serviços

O INFQE tem a missão de organizar, coordenar, executar e monitorizar as políticas de formação de formadores, professores, técnicos e especialistas da administração da educação.


Nossos Contactos

O Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação tem a sua sede em Luanda e é de âmbito nacional.

Endereço: Rua António Américo Lencastre.
Telefone: (+244) 222 321 723
FAX: (+244) 222 321 723
E-mail:geral@infqe.com