Ministra da Educação visita INFQE

Publicado em: 17/12/2019

Ministra da Educação visita INFQE
A ministra da Educação visitou na segunda-feira, 16 de Dezembro, as instalações do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE), em Luanda, com o objectivo de constatar o andamento dos projectos de formação dos Agentes de Educação e Ensino em serviço que o instituto tem vindo a realizar, à luz do Decreto Presidencial 205/18, que aprova o Plano Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente. Ana Paula Tuavanje Elias considerou “pertinente” e “urgente”que o INFQE apresente dados integrados sobre os referidos projectos para,posteriormente, serem apresentados ao Executivo, visto que, sublinhou a governante, é interesse do Estado a formação de quadros da Educação.Durante a visita de Ana Paula Elias, o INFQE, que tem como director o professor Isaac Paxe, apresentou um total de 12 projectos que estão em via de legislação, os quais visam, entre outros aspectos, capacitar os Agentes de Educação e Ensino, designadamente, gestores escolares, professores de iniciação, professores de língua gestual e supervisores pedagógicos, entre outros. A ministra da Educação, que reforçou a necessidade de haver uma “melhor” partilha de experiência entre as demais direcções do Ministério, ordenou a criação de uma bolsa de formador central, onde estarão disponíveis os dados e informações sobre os técnicos cujos perfis se adequem ao exigido no decreto 205/18. Segundo Ana Paula Elias, esta bolsa de formadores, para ser “forte e coesa”, exigirá que se submetam os potenciais formadores locais a teste. “Aquele que obtiver a maior nota fará parte da mesma. A bolsa de formadores deverá ser dividida por área de formação e província”, esclareceu a ministra, acrescentando que as áreas “mais urgentes”para se actuar na Educação são o Pré-escolar, Educação de Adultos, gestores escolares e Educação Especial.Na visita de trabalho ao INFQE, a ministra da Educação, Ana Paula Elias, esteve acompanhada do secretário de Estado para o Ensino Técnico Profissional, Jesus Baptista, além de outros elementos do seu gabinete.

Galeria de Imagens

Ministra da Educação em visita guiada. Formandos do projecto Pat Angola. Dr. Isaac Paxe fazendo parte do Pat Angola Município do Quimbele respondeu que o material do Pat Angola está em uso... O Ministério da Educação justifica a necessidade de formação contínua dos professores primários... Alunos da província do Huambo
×
×
×
×
×

Serviços

O INFQE tem a missão de organizar, coordenar, executar e monitorizar as políticas de formação de formadores, professores, técnicos e especialistas da administração da educação.


Nossos Contactos

O Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação tem a sua sede em Luanda e é de âmbito nacional.

Endereço: Rua António Américo Lencastre.
Telefone: (+244) 222 321 723
FAX: (+244) 222 321 723
E-mail:geral@infqe.com